Racco abraça você

Racco abraça você

domingo, 20 de março de 2011

QUALIDADE DE VIDA

Troque três refeições ao dia por 6

A dra. Ana Paula Pujol, nutricionista estética e especialista em nutrição e qualidade de vida explica que comer mais vezes não significa comer mais. Verifique abaixo as vantagens de fazer seis refeições ao dia em horários certos, citadas pela doutora:

* Melhor aproveitamento dos nutrientes;

* Fracionando a alimentação em poucas refeições ao dia, o or ganismo aponta como estado de fome e, portanto, economiza o gasto de energia;

* Para digerir os alimentos o organismo também gasta calorias;

* No estado de jejum, o corpo libera um hormônio (cortisol) que aumenta a perda de músculos. Quanto mais músculos o corpo possui, mais energia queimará;

* Quando ficamos em jejum e logo nos alimentamos, causamos um pico de açúcar no sangue. Isto diminui a queima de gorduras.
Porque eu como pouco e engordo?

Segundo Ana Paula, quando ouvimos falar: "eu engordo porque meu metabolismo é lento" ou "como pouco e engordo", devemos observar alguns fatores:
* Qualidade da alimentação:
 Existem alimentos de pouco volume e alto valor calórico, como as gorduras. Por exemplo: você sabia que 5 fatias de pão light equivalem a 1 pão francês? O valor calórico é o mesmo, mas o volume da primeira opção é bem maior.
* Idade e massa muscular:
 Com o passar dos anos há uma redução do tecido muscular e aumento de tecido gorduroso. Por isso poderá haver acúmulo de peso, mesmo mantendo a mesma alimentação.
* Medicação para o emagrecimento:
 A utilização de medicamentos para emagrecer pode causar dependência do componente químico. Na suspensão da medicação poderá ocorrer economia de energia.
* Ficar muito tempo em jejum:
 Talvez você esteja engordando por deixar de comer. É verdade, ficar sem se alimentar por mais de 4 horas causa economia de energia pelo organismo e bloqueio da queima de gordura.
* Dietas rígidas:
 Com o emagrecimento utilizando dietas restritivas, o corpo acaba se acostumando com o baixo valor calórico, o que dificulta a continuidade do emagrecimento. Chamamos de "platô alimentar".
* Distúrbios endócrinos:
 Distúrbios na tireóide podem favorecer a diminuição do gasto de energia. Esta é uma das primeiras alternativas que as pessoas acabam buscando para explicar sua dificuldade de reduzir peso e na verdade ainda é a causa menos frequente. A desregulação hormonal na fase de climatério ou em mulheres com ovário policístico também podem dificultar a perda de peso.
Reportagem publicada na Racco Mania Ed. 06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem nós somos

LINK-ME

Central Blogs